domingo, 17 de agosto de 2014

Post of Letras: os diferentes corpos dos atletas - existe corpo ideal?


Cá está o link da série de fotos que comentei em aula e que vem bem a calhar para discutir padrão, variação e diversidade:

A diferenca entre o formato dos corpos dos melhores atletas do mundo em diversas modalidades/


Um pouco do texto que acompanha as fotos:

"A humanidade se fascina com o formato ideal do corpo humano desde a Grécia Antiga – ou até antes disso -, apesar de que o conceito do formato ideal tem mudado constantemente de lá para cá. Talvez essa seja uma das razões pelas quais o ensaio “Atleta”, de Howard Schatz, é tão marcante: ele explora o mesmo modelo da beleza física humana presente tanto em antigas esculturas gregas quanto em propagandas contemporâneas.
Na série “Atleta”, Schatz apresenta as muitas variações do corpo humano – em especial, dos atletas de alto rendimento. É possível observar desde halterofilistas de corpos gigantes e recheados de músculos até maratonistas de ossos finos – passando por saltadores longilíneos e lutadores robustos. Os esportistas estão todos com a pele besuntada em óleo e vestidos com a mesma roupa preta. A ideia é dar um contexto padronizado às imagens, para tirar o foco de qualquer outro elemento que não o próprio corpo dos atletas. Dessa forma, podemos realmente apreciar e comparar suas diferentes formas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário