sexta-feira, 5 de julho de 2013

Palavras com história - 1




É raro podermos atribuir a entrada de uma palavra na língua a um acontecimento pontual e parece que "baderna" é um desses casos. Repasso as informações que uma amiga anarquista postou no facebook dia desses. Não fui atrás de comprovar a história... se não for verídica, que fique pra nós como uma boa história! 



Marietta Baderna, nascida em Piacenza, em 1828, filha do médico e músico Antônio Baderna. Conforme o professor Ari Riboldi, especialista em termos e expressões da língua portuguesa, Marietta, ainda adolescente, tornou-se famosa bailarina, com muito sucesso na Itália e países europeus vizinhos, como a Inglaterra. Nesse período, a Itália passou por conflitos internos e ficou dividida, com parte de seu território sob dominação da Áustria. Graças ao sucesso de sua arte, a bailarina teria contribuído com recursos para a causa da unificação de seu país.

A palavra “Baderna” é exclusiva do português do Brasil. Surgiu em fins do século XIX, quando da vinda de uma companhia de dança italiana à então capital, Rio de Janeiro. A dançarina principal era a senhorita Maria Baderna. Moça liberal, inovadora, causou grandes críticas ao introduzir entre os passos da dança clássica gestos do lundu, dança afro-brasileira bailada somente por escravos e forros perseguidos pelas autoridades ferozmente na época, em meio a polêmica de que ela estaria corrompendo a juventude brasileira, aqueles que defendiam seu espírito transgressor, libertário e revolucionário passaram a ser chamados de baderneiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário