sábado, 27 de agosto de 2011

PORTUGUÊS II - Conteúdo das aulas dos dias 24 e 26 de agosto

Na aula de quarta, tratamos do objeto de estudo da fonética e da fonologia e de como os conceitos de "fone" e "fonema" se relacionam com a "langue" e a "parole" saussurianas. Na aula de sexta, tratamos de fonética articulatória enfocando as 4 fases de produção do som: iniciação, fonação, ressonância e articulação.

Leituras pedidas:
Callou e Leite:
I - O objeto da fonética e da Fonologia
1. Fonética (itens a, b e c);
2. Fonologia (itens a e c);

Leituras sugeridas:
II - A evolução dos estudos de fonética e fonologia (itens 1 e 2)

Como tarefa, a ser entregue na próxima quarta, dia 31/08, pedi a elaboração de um texto que atendesse à seguinte proposta: Com base nos textos Sistema, norma e fala: revisitando Coseriu (Cunha, 2003) e "O objeto da fonética e da fonologia" (Callou e Leite,  1990, p.11-12) mostre de que forma as duas áreas de estudo se relacionam.

Orientações para a feitura do exercício:
- busque explicar a diferença entre fonética e fonologia, fone e fonema, usando como respaldo a tripartição da gramática proposta por Coseriu.
- redija um texto cuja extensão fique entre 15 e 30 linhas, manuscrito, e apresentado em folha de papel almaço.
- Resista à tentação de copiar os textos de base. Pode fazer citações (copiar partes deles), mas apenas quando forem absolutamnte necessárias e sempre postas entre aspas e com indicação da página. Lembre que o meu objetivo é conhecer o seu raciocínio, o seu texto. E quanto mais você usar as palavras dos outros, menos eu vou conhecer as suas.

Bom fim de semana!


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