sábado, 14 de maio de 2011

Aula de sexta, 13 de maio: tarefas sobre as vibrantes

Engraçado que atentaram pro fato de hoje ser sexta-feira treze, mas não lembramos de que não é um dia 13 qualquer: é 13 de maio! Dia da abolição da escravatura no Brasil.

Isto posto, terminei na aula de hoje os comentários sobre as vibrantes, que comecei na quarta-feira. A leitura específica é o capítulo "A interpretação das vibrantes", do livro de Callou e Leite. No entanto, nas duas aulas, fomos bem além do texto, fazendo comentários sobre as normas que permeiam o uso da língua nos meios de comunicação e nas artes (rádio, TV, teatro, cinema, música) e as mudanças que se podem testemunhar ao longo do século XX.

Fiz referência ao acervo fonográfico do Instituto Moreira Salles (IMS), que reúne grande parte da fonografia brasileira, isto é, quase tudo o que foi gravado em disco no Brasil. Interessam-nos especialmente as gravações das cinco primeiras décadas do século XX, onde se pode observar a mudança de pronúncia dos "erres" e do /l/ posvocálico. Acessando o site é possível ouvir o acervo. Peguem o endereço e visitem o Instituto: fica num casarão maravilhoso na Gávea, no meio da mata, e tem sempre exposições ótimas.

Pesquisando na web, achei um site que registra O nascimento da indústria fonográfica no Brasil. Lá se pode ouvir (segundo as informações fornecidas pela autora do blog, Leni David) a primeira gravação de música cantada feita no Brasil, o lundu "Isso é bom". A autora diz que a gravação data de 1902. Já o site do IMS situa a gravação entre 1907 e 1912. Independente da data, é um registro precioso para nós, já que constitui uma amostra de oralidade do início do século XX. É só clicar e ouvir.

Hoje, especialmente, tivemos uma aula musical e estiveram presentes Carmen Miranda, Marília Medalha, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso... Ouvimos duas músicas (Camisa listrada, de Assis Valente, e Disseram que eu voltei americanizada, de Vicente Paiva e Luiz Peixoto) na voz de Carmen Miranda e de outros intérpretes.

A TAREFA:

Deixo aqui as diferentes  versões das duas músicas para download e proponho que transcrevam foneticamente os "erres" (apenas os "erres", não se entusiasmem!). As letras das músicas estão disponíveis nos links que pus mais acima. As músicas:

Camisa listrada - 1938 - intérprete: Carmen Miranda
Camisa listrada - 1967 - Intérprete: Marília Medalha
Disseram que eu voltei americanizada - 1940 - Intérprete: Carmen Miranda
Disseram que eu voltei americanizada - Intérprete: Adriana Calcanhoto
Disseram que eu voltei americanizada - Intérprete: Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário