sábado, 30 de abril de 2011

O surgimento da capacidade da fala - parte 2

Como os golfinhos não podiam ficar de fora, finalizo o tema com duas reportagens:







Como a imagem não está muito legível, segue o texto:
Texto da matéria "Conversas em golfinês"


Os artigos e reportagens que postei sobre o desenvolvimento da fala advêm de várias áreas do conhecimento: neurociências, antropologia, sociologia, psicologia, biologia, genética, física acústica... Em todos, usam-se palavras como "ciência", "cientistas", "pesquisadores". Palavras que também pertencem àqueles que se dedicam estritamente ao estudo científico da língua - os linguistas.
Sintam-se, pois, em casa.

O surgimento da capacidade de fala - parte 1

Nas aulas dessa semana resvalamos num assunto que sempre vem à baila quando se trata da dupla articulação da linguagem como uma das características que singularizam a espécie humana: afinal, como essa capacidade se desenvolveu? Por que nós a desenvolvemos e as outras espécies não?

Bem, antes que a gente fique se achando o máximo em termos evolutivos (e também porque hoje é sábado!) vale assistir a essa palestra:



Agora que todos já se aprumaram e resgataram a sua dimensão de indivíduos frente ao universo, seguem leituras sobre o tema. Buscando artigos na internet, há alguns semestres atrás,  encontrei alguns textos interessantes e escolhi estes três:

Um bom texto para introduzir a conversa. Publicado na  Revista Cérebro & Mente, que tem ótimas referências acadêmicas. 


Este é um texto bastante acessível, publicado na Revista Temas, e fornece uma visão abrangente sobre a matéria. Apesar de a revista não estar vinculada a uma instituição científica, os artigos são bem cuidados, embora tragam poucas referências bibliográficas. Ainda assim, sacia a curiosidade.


Este artigo está publicado em outra revista virtual (Inventário - Revista dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia)  e é a tradução de um texto instigante e substancioso que inicia o livro The evolutionary emergence of language (Knight, C. et al. Language: a Darwinian Adaptation? In: The evolutionary emergence of language. Cambridge, University Press, 2003, p. 1-15.). O texto faz muitas considerações sobre o trabalho de Chomsky e, como merece ao menos uma olhadinha, fiz um apanhado-aperitivo:










sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aula de 29 de abril: leitura complementar

Feita a pausa para a celebração da sexta-feira (merecemos!), volto aos assuntos acadêmicos.

Na aula de hoje, tratei de três conceitos base para a compreensão da forma como os sons se organizam em uma língua: oposição, alofonia e neutralização. Fui a dois dicionários de linguística consultar os verbetes referentes a estes conceitos e reuni as informações em um documento que fica aqui como leitura complementar:

Leitura complementar: verbetes oposição, neutralização e alofonia.

Por hoje, encerro o expediente - ou, como diz uma amiga minha, "fecho a banquinha".

Bom fim de semana!

Pausa rápida para celebrar!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aula de 27 de abril: sistema consonantal

Aqui se inicia a parte do curso referente à fonologia e o primeiro tópico é a "descrição do sistema consonantal".

Leituras:

Camara Jr. Estrutura da língua portuguesa:
- Capítulo V, pág. 47 (começando no item 21)  a 52.

Callou e Leite. Iniciação à fonética e à fonologia:
- Capítulo III ("Descrição fonológica do português"), item 1 ("O sistema consonantal"), pág. 68 a 76;
- Capítulo I, item 2c ("Fonemas e variantes. O arquifonema")

O assunto é extenso e não se esgotará em uma ou duas aulas, de forma que as leituras podem ser feitas paulatinamente.
Na aula do dia 27 mostrei como fonemas vocálicos e consonantais se distribuem na sílaba e começamos a observar o comportamento das consoantes, tendo em vista sua capacidade opositiva, em posição de abertura e de travamento silábico. Tratamos das oclusivas e das fricativas, que merecerão comentário ainda na aula de amanhã.
Aliás, será uma aula fundamental, dedicada ao conceito de neutralização. Relevem, pois, a transmissão do casamento da moça londrina. Poderemos assisti-lo nas reprises diárias do youtube e nas reprises que a tv fará pelos próximos 30 anos.

sábado, 16 de abril de 2011

Aulão de sexta - 15 de abril: Dicas para a prova!

Nossa, que aulão de hoje, hein? Fiquei acabada! Acho que demos conta da correção dos exercícios, mas vocês ainda têm quatro dias pela frente para se preparar pra prova do dia 20.

Seguem dicas:

- Faça as leituras no fim de semana. Assim, se aparecerem muitas dúvidas, vocês têm tempo de marcar atendimento com os monitores na segunda ou na terça (os emails dos monitores estão no pé da página do blog);

- Podem me escrever também. Dependendo da dúvida, por email se resolve;

- Para segunda e terça não tenho mais horários para atendimento na Faculdade. Fechei a agenda hoje. De todo modo, se a urgência for urgentíssima e precisarem de um "olho no olho" para acalmar os ânimos, estarei na F308 na segunda de 11 às 12:30h e na terça das 15 às 16h. Em ambos os horários estarei reunida com alunos. Mas pode ser um alento saber que estou por lá;

- Não deixem de levar para a prova:
  • uma cópia do IPA
  • folha de papel almaço
  • caneta (os lápis podem e devem ficar em casa!)
- Não tome calmante se você não está acostumado, hein? Depois dá um revertério na hora da prova e olha eu tendo que que lidar com a situação...rs;

- Confie em mim, confie em você; e desconfie de mim e desconfie de você: excesso de confiança e confiança nenhuma carecem de entrar em acordo e buscar um meio termo;

- Se prepare, durma bem na véspera e tenha certeza de que vai passar, como todas as outras provas passaram (até já se esqueceram da maioria delas!);

- No mais, tamo junto!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aula de 8 de abril - tarefas

Leituras:
Callou e Leite:
I - O objeto da fonética e da Fonologia
1. Fonética (itens a, b e c);
2. Fonologia (itens a, b e c);

II - A evolução dos estudos de fonética e fonologia
item 1 - leitura obrigatória
item 2 - leitura complementar


Deixo para a próxima semana dois exercícios, que dão conta dos tópicos tratados no curso até aqui:
Exercício 1 - conceitos básicos e fonética articulatória
Exercícios de fonética acústica

terça-feira, 5 de abril de 2011

Problemas com download

Liberei os documentos da aula de quarta, dia 6, e a listagem dos alunos do mês de abril para qualquer usuário da web. Acho que agora todos conseguirão baixá-los. Vi também que estão com alguma dificuldade de localizar o blog no google, caindo sempre no meu outro blog. Se puserem na pesquisa "profclaudiacunha" acham mais rápido. Que tal se cadastrarem?
Um abraço!

sábado, 2 de abril de 2011

Vídeo das cordas vocais em ação


O vídeo completo tem cerca de dois minutos e mostra a pronúncia da vogal [i] em tom agudo e grave, em velocidade normal e em slow motion. Ficam estes 40 segundos como aperitivo. Vou mostrar em aula e, se quiserem cópia, peguem comigo.

Aula de quarta, 6 de abril

A aula será no auditório E1. Com data-show e som, o tema - fonética acústica - terá o tratamento que merece.
Material para leitura:
IPA
Fonética acústica: conceitos básicos
Fonética acústica: vogais